Ultrassonografia morfológica: o que é e quando usar?

Ultrassonografia morfológica: o que é e quando usar?

O ultrassom é considerado uma das maravilhas do mundo das grávidas. É o momento em que se pode ver o bebê dentro do ventre e ter a certeza de que ele está bem. Na gravidez, a gestante passa por muitas sessões de ultrassom e, pelo menos, uma delas é a ultrassonografia morfológica. Mas, de fato, o que é a ultrassonografia morfológica?

Esse exame nada mais é que uma emissão de ondas de som que são direcionadas ao útero e voltam em forma de imagens. É um exame extremamente seguro tanto para as gestantes quanto para os bebês e também serve para detectar problemas como: descolamento de placenta e má formação; além de determinar a maturidade da placenta.

A ultrassonografia morfológica também permite que os pais vejam cenas inesquecíveis, como o bebê chupando dedo e até a descoberta do sexo da criança. Deseja saber mais sobre esse exame? Continue acompanhando esse artigo da e-medics, clínica de ultrassonografia em Campo Grande RJ.

Para que serve a ultrassonografia morfológica campo grande rj?

Ultrassonografia morfológica campo grande rj com a e-medics

A ultrassonografia morfológica é uma variação da ultrassonografia tradicional. Ela é feita, normalmente, entre a 11ª e 14ª semana ou entre a 20ª e 24ª semana de gravidez, sendo a segunda opção a mais indicada pelos médicos.
Na ultrassonografia morfológica campo grande rj é possível ver com detalhes os órgãos internos do bebê, como: estômago, pulmão, coração, bexiga e rins; descobrindo algum possível problema.

O exame também mostra a presença de osso nasal ou quinta falange (quinto dedo da mão), além de fazer uma verificação completa dos ossos, checando se a criança está se desenvolvendo de acordo com as semanas de gestação. Ainda, a ultrassonografia morfológica campo grande rj também permite uma avaliação minuciosa das veias e artérias do cérebro e do coração do bebê.

É possível estimar o peso do bebê pela ultrassonografia morfológica?

O tamanho e o peso do bebê só podem ser estimados por meio da ultrassonografia morfológica, tendo como base algumas medidas feitas durante o exame: a circunferência cefálica (tamanho da cabeça), a circunferência abdominal e o comprimento do fêmur (osso da coxa).

De acordo com essas medidas, na tela do exame poderá constar uma idade gestacional ou uma data de parto um pouco diferente da sua. Isso não significa que a data prevista para o seu parto irá se alterar, significa apenas que seu bebê está abaixo ou acima da média dos bebês nessa fase. Se a data do parto for anterior à sua, significa que a criança está grande; se for posterior, significa que ela está um pouco menor.

Na maioria dos casos essas variações são normais, assim como existem crianças mais altas e mais baixas, o tamanho do bebê já sofre uma variação de criança para criança dentro da barriga, a partir do segundo trimestre de gestação.

Se estiver tudo ok no exame, o bebê nascerá saudável?

É bastante provável que sim. A maioria dos problemas graves podem ser diagnosticados por meio da ultrassonografia morfológica campo grande rj, por isso as mães podem ficar aliviadas. Se algum problema for detectado na ultrassonografia morfológica, provavelmente os médicos pedirão a repetição do exame e acompanharão a gravidez com mais cuidado, para se certificarem de que está tudo ok ou para tomar providências. Entre as providências estão: exames complementares ou recomendar o parto em um hospital que tenha UTI Neonatal.

Você pode fazer sua ultrassonografia morfológica na e-medics, em Campo Grande RJ. Somos uma clínica especializada, com médicos de alto padrão e dependências capacitadas para oferecer o melhor para nossos pacientes. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

Links úteis:
ultrassonografia campo grande rj;
ultrassonografia em campo grande rj;
ultrassonografia campo grande.