Saiba como funciona a calculadora gestacional

calculadora gestacional

Saiba como funciona a calculadora gestacional

A ansiedade de saber mais sobre a uma gestação é inegável e, apesar de já termos evoluído bastante em tecnologia e métodos, ainda permanecemos com dúvidas em relação à gravidez, uma delas é sobre a calculadora gestacional. Ela é uma ferramenta que ajuda a gestante a saber informações pertinentes sobre o tempo de sua gravidez.

Por meio da calculadora gestacional, podemos saber aproximadamente a data da concepção, as semanas da gravidez e quanto falta para o nascimento do bebê.

Para sanar as dúvidas sobre tal ferramenta, a e-medics explica neste artigo seus benefícios e funcionalidades. Confira!

Saiba mais sobre a ferramenta calculadora gestacional

Calculadora gestacional e idade gestacional

É preciso saber que a idade gestacional não é medida meses e sim em semanas, devido às mudanças diárias ou, dependendo, semanais que um feto sofre. Em exames de ultrassonografia também obtemos os dados em semanas.

A idade gestacional é um assunto que desperta dúvidas em muitas gestantes. Ela é o que define o tempo, em semanas ou dias, decorrido desde a última menstruação da gestante.

Devemos lembrar que nem sempre é possível saber com exatidão o dia da concepção do feto, logo, a calculadora gestacional parte da data da última menstruação (DUM).

diferença entre idade e calculadora gestacional

Tamanho do útero

O tamanho do útero também é uma ferramenta utilizada para estipular o tempo da gestação. A lógica funciona da seguinte forma: até 12 semanas de gravidez não é possível palpar o útero. A partir da 12ª semana, já conseguimos palpar o útero na parte acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Com 16 semanas, o útero consegue ser palpado entre a sínfise púbica e o umbigo.

Com 20 semanas de gravidez, o útero já encontra-se na altura do umbigo.

Cálculo da data provável do nascimento do bebê

Na calculadora gestacional, para sabermos a data provável do parto, é necessário acrescentar 7 dias ao último dia da menstruação, depois contar 3 meses anteriores e acrescentar o ano seguinte.

Exemplo: se a última menstruação foi no dia 27 de janeiro de 2018, é provável que o bebê nasça no dia 3 de novembro de 2019.

Em geral, a nascimento é 40 semanas após o último dia da menstruação (DUM).

Lembrando que o cálculo não dá a data do nascimento do bebê com exatidão, pois o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas de gestação, mas o procedimento deixa a mãe informada da provável época do nascimento.

E se a gestante não lembrar a data da última menstruação?

Mulheres com ciclo irregular, as que só descobriram a gravidez com várias semanas de gestação ou as que tiveram escapes no início da gravidez e confundiram com a menstruação, tendem a não saber exatamente o dia do último sangramento.

Em casos assim, a ultrassonografia transvaginal é utilizada para estimar o tempo da gravidez em questão. Da 5ª semana de gravidez em diante, consegue-se identificar o embrião pelo ultrassom.

A gestante pode realizar o procedimento em uma clinica de ultrassonografia, e nisso, você pode contar com os serviços da e-medics. Somos uma clínica de ultrassonografia em Campo Grande RJ  que oferece conforto e precisão em seus exames por imagem.

Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e o pacote especial para o acompanhamento da sua gestação! Aguardamos por você.

Links úteis:
ultrassonografia Campo Grande RJ
ultrassonografia Campo Grande
ultrassonografia morfológica Campo Grande RJ