Conheça os principais riscos da gravidez na adolescência

gravidez na adolescência

Conheça os principais riscos da gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência tem, no Brasil, uma das mais altas incidências retratadas no mundo. Segundo um levantamento da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, divulgado pelo IBGE em 2015, o número de mulheres com 19 anos ou menos representa 17,4% do total de gestantes do país.

Os números apresentados em relação à gravidez na adolescência são apenas dados de uma realidade ainda mais cruel: a maior parte das gestações nessa faixa etária não foi planejada ou é indesejada.

Hoje, a e-medics listará quais são os principais riscos de uma gravidez na adolescência, para que eles sejam prevenidos da maneira correta. Confira, a seguir.

 

Gravidez na adolescência e seus riscos

 

Riscos da gravidez na adolescência

Os riscos de uma gravidez na adolescência incluem:

  • Pré-eclâmpsia e eclâmpsia;
  • parto prematuro;
  • bebê com baixo peso ou subnutrido;
  • complicações no parto, que podem levar à cesária;
  • infecção urinária ou vaginal;
  • aumento do risco de depressão pós parto;
  • aumento do risco de rejeição ao bebê.

Não só a idade, mas o peso da adolescente também pode significar um risco para ela e para o bebê, uma vez que uma adolescente com menos de 45 quilos apresenta maiores chances de gerar um bebê pequeno e subnutrido.

No caso de pacientes obesas, ocorre um aumento do risco de diabetes e hipertensão durante a gravidez. Se a altura da adolescente foi inferior a 1,60 cm, existe uma probabilidade de ter um quadril pequeno, o que aumenta as chances de trabalho de parto prematuro e de um bebê pequeno, por um atraso no crescimento intrauterino.

Como diminuir os riscos?

Os riscos de uma gravidez na adolescência podem ser diminuídos com um pré-natal eficiente, garantindo a saúde materno-infantil. A única diferença de um pré-natal de uma adolescente e de uma mulher adulta é a periodicidade das consultas, que deve ocorrer em um tempo menor para as jovens. Com isso, é possível identificar de forma precoce possíveis patologias que possam surgir.

O pré-natal é disponibilizado nos sistemas públicos de saúde e, no caso de uma patologia maior ser identificada, a adolescente é encaminhada para centros de referência. Além do pré-natal, para prevenir os riscos da gravidez na adolescência também é necessário que a jovem passe por consultas regulares na ginecologista e faça atividades educativas.

Mas, se você deseja acompanhar o desenvolvimento do seu bebê de uma maneira particular, é necessário achar uma clínica de qualidade, para garantir que as imagens sejam precisas e feitas por profissionais qualificados.

Para isso, conte com a e-medics. Somos uma clínica de ultrassonografia em campo grande rj , com uma equipe formada por profissionais experientes, que garantem a qualidade dos exames. A e‑medics oferece um pacote de exames de Ultrassonografia Obstétrica 4D, para que os futuros pais possam acompanhar cada etapa da gestação. Entre em contato com a e‑medics, conheça todos os nossos pacotes e serviços e deixe os exames de Ultrassonografia Obstétrica 4D durante o seu período gestacional nas mãos de uma clínica profissional e humanizada.

 

Links úteis:
ultrassonografia campo grande rj
ultrassonografia em campo grande rj
ultrassonografia campo grande
ultrassonografia morfologica campo grande rj