Saiba quais são os principais sintomas de gravidez

Sintomas de gravidez: conheça os principais

Saiba quais são os principais sintomas de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez servem como sinais de alerta para que as mulheres realizem um teste de gravidez, seja de farmácia ou a dosagem sanguínea do beta-hCG. Quando mais cedo a mulher descobrir a gravidez, mais rápido ela poderá iniciar o pré-natal. Com isso, ela poderá tomar medidas benéficas para o feto, como controlar a glicose, melhorar a dieta, usar suplementos, como ácido fólico e ferro, vigiar a pressão arterial, tratar infecções e evitar o consumo de álcool e de medicamentos que podem ser nocivos ao bebê.

É importante lembrarmos que os sinais e sintomas de gravidez variam de mulher para mulher. Além disso, uma mesma mãe pode ter sintomas diferentes. Mas, pensando naquelas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas, a e-medics listou alguns sintomas comuns de gravidez. Quer saber quais são? Confira, a seguir.

Quando surgem os primeiros sintomas de gravidez?

A fecundação do óvulo é um evento que não possui sintomas. Portanto, é impossível saber se a mulher engravidou ou não nos primeiros dias após a relação sexual. O que pode ser sentido são sintomas de ovulação, como cólicas, mamas sensíveis, aumento de libido e alterações no muco vaginal.

Os primeiros sintomas de gravidez surgem apenas quando o embrião implanta-se no útero, o que ocorre 1 a 2 semanas depois do óvulo ter sido fertilizado, o que equivale a 3ª ou 4ª semana de gravidez.

Da implantação do embrião no útero até, mais ou menos, a 13ª semana de gestação, o aumento na produção de hormônios fará com que a mulher experimente uma grande quantidade de sintomas de gravidez que serão descritos, a seguir.

É importante salientar que muitos dos sintomas de gravidez podem ser confundidos com desconfortos pré-menstruais. Uma vez que mulheres que não pretendem engravidar não costumam ficar muito atentas ao corpo, os primeiros sintomas de gravidez podem passar despercebidos, sendo confundidos com uma possível menstruação.
5 primeiros sintomas de gravidez

1- Sangramento vaginal

O primeiro sintoma de gravidez costuma ser um discreto sangramento. Nem todas as mulheres apresentam esse sintoma e algumas que apresentam não o reconhecem como um sintoma de gravidez. Quando o óvulo se implanta na parede uterina, é possível que ocorra um pequeno sangramento, que se manifesta com um pequeno sangramento vaginal. Como o sangramento pode durar até três dias, muitas mulheres o interpretam como uma menstruação que veio fraca e não como um dos sintomas de gravidez.

2- Atraso menstrual

Na prática, o primeiro sintoma de gravidez para a maioria das mulheres é o atraso da menstruação. Esse é o sinal que, normalmente, leva as mulheres a fazerem o teste de gravidez. Entretanto, nem todas as mulheres têm facilidade em reconhecer uma menstruação atrasada. Algumas mulheres têm ciclos menstruais irregulares e contam com períodos de anovulação (em que não ovulam), o que faz com que o intervalo entre as menstruações seja maior que 1 ou até 2 meses.

3- Desconforto abdominal

A gravidez em sua fase inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen e uma sensação de inchaço na barriga, que podem ser facilmente confundidos com sintomas pré-menstruais.

Esses incômodos e cólicas, quando associados ao sangramento vaginal, enganam muitas grávidas. A dor abdominal pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre da gestação. Nas primeiras semanas ela é mais um peso ou um desconforto do que uma cólica propriamente dita.

4- Dor nas mamas

Outro dos sintomas de gravidez muito típico é o aumento da sensibilidade das mamas, que pode surgir de forma precoce, apenas duas ou três semanas após a fecundação. Muitas vezes, apenas tocar os seios ou vestir um sutiã se torna incômodo. Em mulheres que não apresentam os sintomas de gravidez listados acima, a dor nas mamas pode ser o sinal de alerta.

5- Enjoos e vômitos

Algumas mulheres já sentem os primeiros sinais duas semanas após a fecundação – e eles duram por até três meses, em média. O mal-estar costuma ser mais intenso na parte da manhã, ao acordar. Os hormônios são os grandes vilões desse sintoma, pois eles causam, por exemplo, o aumento da saliva que, em excesso, leva ao desconforto na boca e o mal estar no estômago.

Sintomas de gravidez: enjoos e vômitos

Se você identificou um ou mais sintomas listados aqui no seu corpo, o ideal é buscar por um profissional e fazer um exame de gravidez e uma ultrassonografia para confirmar a gestação.

Para que as imagens da ultrassonografia sejam o mais precisas possíveis, é necessário que você busque por uma clínica de imagens que seja de confiança, como a e-medics. Somos uma clínica de ultrassonografia em campo grande – RJ , com profissionais qualificados e instalações de ponta, para garantir o seu conforto no momento de realizar o seu exame e confirmar sua gestação. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Aguardamos por você.

Links úteis:
ultrassonografia campo grande rj
ultrassonografia em campo grande rj 
ultrassonografia campo grande
ultrassonografia morfologica campo grande rj