exames de rotina femininos

6 exames de rotina que toda mulher deve fazer

Sabemos que exames de rotina são fundamentais para manter a saúde em dia e para a prevenção das doenças, mas no caso de mulheres devemos considerar alguns cuidados especiais. O início da vida reprodutiva está atrelado a exames de rotina que duram até sua menopausa, mas isso não significa que apenas mulheres sexualmente ativas devem fazer exames periódicos.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais recorrente na população feminina, perdendo apenas para o câncer de mama. Também existem indicações de que é a quarta causa cancerígena que mais mata mulheres no Brasil.

Sabendo da importância do assunto, a e-medics preparou esse artigo citando 6 exames de rotina que você, mulher, deve fazer. Confira!

Confira 6 exames de rotina necessários para saúde feminina

Colposcopia (útero)

Consiste em uma observação visual do colo do útero, ampliada com o auxílio de fonte de luz e uma lupa. O exame é para detectar a presença de infecções ou qualquer sinal de doença. Além disso, este exame de rotina é recomendado para todas as mulheres com mais de 20 anos, de vida sexual ativa, e precisa ser realizado anualmente.

Exame de tireoide

exames de rotina para mulher

Os exames são utilizados no diagnóstico de disfunções, como por exemplo, hiper e hipotireoidismo, sendo, respectivamente, quando a tireoide funciona rápido ou devagar demais. Por conta das diversas alterações hormonais sofridas pelas mulheres, o controle da tireoide é essencial.

Mamografia

Este tipo de exame é recomendado para mulheres acima de 40 anos, anualmente, para identificar anomalias nos seios que possam representar alguma ameaça, como um câncer de mama, por exemplo.

No caso de mulheres com 35 anos ou mais, a indicação é fazer uma vez por ano como método de prevenção ao câncer de mama. Mas, quem possui histórico da doença na família, pode realizar este exame de rotina ao completar 30 anos de idade.

Papanicolau

Esse exame consiste na coleta de material do colo do útero para análise em laboratório. Tal exame deve ser feito regularmente, mesmo antes de se iniciar uma vida sexual ativa. Por meio dele é possível identificar células alteradas e prevenir o câncer de colo de útero.

Densitometria óssea

O exame é realizado por meio de imagens de raio x e seu objetivo é medir a densidade mineral dos ossos, para avaliar se a paciente corre risco de osteoporose, principalmente depois da menopausa. Pode ser feito a cada dois anos, se nenhuma anormalidade foi detectada no exame anterior.

Ultrassom pélvico, transvaginal e mamário

Os ultrassons pélvico e o transvaginal servem para medir e examinar útero, trompas, colo uterino e ovários, a fim de verificar a existência ou não de pólipos, cistos, miomas ou endometriose. Já o mamário busca identificar anomalias nos seios, que possam se tornar algo mais grave, como um câncer de mama. Todos devem ser feitos anualmente, com a indicação do ginecologista.

Para exames de rotina de ultrassom, você pode contar com a e-medics. Somos uma clinica de ultrassonografia que oferece qualidade na estrutura e no serviço, buscando o conforto e exatidão nos exames de nossos clientes. Caso esteja a procura de uma clínica de ultrassonografia em Campo Grande RJ, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Links úteis:
ultrassonografia Campo Grande RJ
ultrassonografia Campo Grande
ultrassonografia morfológica Campo Grande RJ